A saber antes de pedir um empréstimo
Pedir um empréstimo para comprar casa é um dos maiores investimento na vida de uma pessoa, dado o montante da divida e o prazo. Por essa razão, esta deve ser uma decisão ponderada, uma vez que irá influenciar o seu orçamento familiar durante muitos anos. Convém seguir alguns conselhos que poderão ser muito úteis. O importante é que não se esqueça que, apesar de hoje ter capacidade para pagar a prestação da casa, a realidade pode ser bem diferente no futuro.
Taxa de esforço
Este indicador representa o peso dos empréstimos nos rendimentos do agregado. A maioria das instituições financeiras não concede empréstimos a clientes com uma taxa de esforço superior a 30 ou 40%. Vejamos o exemplo de uma família com o rendimento mensal líquido de 2.000 euros e prestação mensal do carro de 250 euros. Na simulação do crédito à habitação, uma prestação mensal de 500 euros traduz uma taxa de esforço de 37,5% [(250 + 500) / 2.000].
Taxa Anual Nominal (TAN)
A TAN permite calcular os juros do empréstimo através do prazo e do montante do empréstimo. Se a taxa for fixa, a TAN é indicada pelo banco. Se for variável, a TAN resulta da adição do indexante com o“spread”.
Taxa Anual Efectiva (TAE)
A TAE reflecte todos os encargos do empréstimo, excepto os prémios dos seguros exigidos pelo banco. É a taxa mais fiável para comparar as várias propostas de crédito: a que apresentar a TAE mais baixa corresponde ao empréstimo mais barato.
fonte:http://www.dinheirovivo.pt/