Comprar carro a crédito vai ter juros mais altos
As famílias portuguesas vão pagar mais caro pelo crédito automóvel já a partir do próximo mês de Outubro, o que, a somar à perda do rendimento disponível, por via dos aumentos dos impostos e da inflacção, torna cada vez mais difícil a aquisição de viatura, que seja nova ou usada.
O valor máximo das taxas de juro agora divulgado pelo Banco de Portugal coloca as taxas de juros de empréstimos para compra de carro nos valores mais elevados dos últimos dois anos.
As taxas máximas que a instituições financeiras podem cobrar vão subir, no crédito para a compra de automóveis novos, 0,5 pontos percentuais para 12,3%, e para a compra de usados, 0,4 pontos percentuais para um máximo de 16,1%. Recorde-se que, no início do ano, as taxas de juro para a compra de viatura situavam-se em 11,4% para as novas e 15% para as usadas.
Também as operações de locação financeira ou ALD não escapam ao aumento do custo do dinheiro. Nos automóveis novos, os juros dos empréstimos destas modalidades (em que se incluem o leasing e o renting) sobem 0,5%, para 8,5%, e nos usados 0,4%, para 9,8%. No início do ano, as taxas máximas neste tipo de crédito situavam-se nos 7,7% e 9,1%, respectivamente.
Quem optar por comprar carro fora dos empréstimos dedicados ao automóvel também vai contar com taxas de juro mais caras. O crédito pessoal, que é sistema mais utilizado no crédito ao consumo, sobe 0,5% para 20,2%, ou seja mais 1% que em Janeiro deste ano.
Esta e outras notícias na edição n.º 600 de AUTO FOCO hoje nas bancas
fonte:http://www.abola.pt