Fraudes com cartão de crédito aumentaram 50% o ano passado
As fraudes com cartões de crédito em Portugal atingiram no ano passado 1.500 casos, mais meio milhar que no ano anterior, segundo dados divulgados pela SIBS, a entidade gestora da rede multibanco.
A maior parte dos casos ocorreu pela cópia dos dados dos cartões através da Internet, para posterior pagamento fraudulento.
Maria Saldanha da SIBS explica que é fundamental às pessoas estarem alertadas para comportamentos de risco: “Se o utilizador der o seu cartão num restaurante para pagar e deixar que o empregado leve o cartão para fora da sua vista, está a colocar em risco o seu cartão. Nunca se deve tirar o cartão da vista. Nunca se deve dar o pin a ninguém, nem sequer ter o código escrito na carteira, perto do cartão.”
Já para Patrícia Silveira, da unidade de corrupção da Polícia Judiciária a regra quando se compra através da Internet é ser desconfiado: “Em relação a este tipo de utilização e dados de cartões e cartões bancários, importa ser desconfiado. Mesmo que à partida o site pareça legítimo, com todas as regras, mais adiante pode resultar numa situação que levanta suspeitas. Quando está em causa o nosso dinheiro e a utilização dos nossos cartões, importa estar sempre com sentido de alerta, ser desconfiado”.
fonte:http://rr.sapo.pt/in