Bancos «estrangulam» torneira do crédito
O crédito concedido ao setor privado (empresas e famílias) caiu em fevereiro, segundo os dados revelados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal.
Nos Indicadores Económicos de Conjuntura, o banco central revela que o financiamento caiu 1,3% face ao homólogo. O valor mostra uma deterioração face ao registado em janeiro, quando o crédito tinha recuado 1%.
No caso das empresas, o crédito caiu 0,2%, depois do aumento de 0,1% em janeiro, ao passo que no caso dos particulares a queda se aprofundou, passando dos 2,5 para os 2,8%.
Entre as empresas, verificou-se uma deterioração do financiamento não só às empresas privadas (de -0,1 para -0,4%) como também às empresas públicas que não consolidam nas administrações públicas (de 2,8 para 2,3%).
No que concerne aos particulares, a deterioração reflete a redução do crédito para aquisição de habitação e para consumo e outros fins, tendo ambas as taxas de variação em termos homólogos diminuído três décimas, para -2,1 e -4,4%, respetivamente.
No mesmo mês, a taxa de juro média sobre saldos de empréstimos a empresas situou-
-se em 5,08%, abaixo dos 5,14% registados no mês anterior.
No que respeita aos empréstimos a particulares para habitação, registou-se uma diminuição na respetiva taxa de juro média (de 2,71 para 2,63%), enquanto a taxa relativa aos empréstimos a particulares para consumo e outros fins se manteve inalterada em 8,66%.
fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/