Malparado dispara 2 mil milhões em 4 meses
O malparado voltou a aumentar e atinge agora quase 14 mil milhões de euros. Para se ter uma ideia, nos primeiros quatro meses do ano, entre janeiro e abril, disparou 2.082 milhões de euros ou 17,6%, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal.
Os empréstimos de cobrança duvidosa às empresasatingiram em abril 8.961 milhões de euros, mais 8,05% do que em março. Isto numa altura em que se estima que as falênciasdevam aumentar 25% este ano.
Entre as famílias, o panorama não é melhor. O crédito de cobraça duvidosa chega muito perto dos 5 mil milhões, o que corresponde a uma variação mensal de 1,61%.
É no crédito ao consumo que se regista a maior variação no incumprimento (2,19% para 1.585 milhões de euros entre março e abril).
O malparado no crédito à habitação apresenta, contudo, valores muito críticos: atingiu o valor mais elevado de sempre (2.212 milhões).
Reflexo disso mesmo é que os pedidos para renegociar empréstimos para a casa dispararam 50% este ano.
Já o incumprimento nos empréstimos para outros fins cresceu quase 2% para 1.180 milhões de euros.
No final de maio o Banco de Portugal já tinha avisado que o o malparado, que está já em níveis historicamente elevados em Portugal, vai agravar-se ainda mais este ano, por causa da crise.
fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/d