Mais de 65 mil empresas não conseguem pagar créditos
Grandes empresas são responsáveis por 76% do total de crédito malparado no sector em Portugal.
O número de empresas portuguesas em incumprimento continua a aumentar. Em Setembro eram já 65.450, ou seja, 28,4% do tecido empresarial com empréstimos junto da banca. Destas, 29.102 empresas não conseguem saldar dívidas médias de 6.600 euros.
Mas se é entre as pequenas e médias empresas que o número total de entidades em incumprimento, bem como o rácio de crédito vencido, mais aumentam, a verdade é que são as grandes empresas que mais pesam na conta dos bancos. As empresas com crédito superior a um milhão de euros são responsáveis por 76% do total do malparado, limitando também por essa via o financiamento da economia.
De acordo com os números ontem divulgados pelo Banco de Portugal, o malparado entre as empresas portuguesas está a crescer e não discrimina em função de pequenas, médias ou grandes empresas. Aliás, é nos escalões de crédito mais altos que a percentagem de empresas em incumprimento é maior: atinge 33% das empresas com crédito entre um e cinco milhões de euros, e 33,5% das empresas com crédito superior a cinco milhões de euros. E são também estas empresas as principais responsáveis pelo elevado montante de créditos de cobrança duvidosa com que a banca se depara. Dos mais de 11 mil milhões de euros de crédito em incumprimento, as empresas com financiamento superior a um milhão de euros são responsáveis por 8,4 mil milhões.
fonte:http://economico.sapo.pt/n